Dicas

Tipos de Cerimônias de Casamento

Nossa super dica de hoje, vai para os noivos que quando começam a organizar o casamento, sempre pensam em opções diferentes e não encontram com facilidade. Ousar no tipo de cerimônia, na escolha do buffet e do local e porque não, um celebrante diferente do comum que vemos os dias? Normalmente, nas cerimônias religiosas, o celebrante é um padre, um pastor ou um juiz de paz. Mas nem sempre essas são as opções que você queria ou sonhou. Muitas vezes não combina com a cerimônia que você quer fazer. E independente de religião, esse é um momento muito especial, que tem que ir de encontro com o que o casal sonha e acredita.

Tipos de Cerimônias de Casamento

Ecumênica

Quando os noivos pertencem a religiões diferentes, sempre surge a dúvida sobre como e onde será realizado o casamento. Esse tipo de cerimônia é também realizado quando o casal deseja realizar o rito independente da questão religiosa institucional em Buffet ou Salões de Festa. A maior preocupação dos noivos é em receber a Benção de Deus para seu Amor e não em direcionar o rito para uma igreja específica. Casam-se também divorciados e o rito é personalizado de acordo com a história do casal.

Ortodoxa

A cerimônia é dividida em duas partes: a união do casal e a coroação. A disposição no altar é a mesma da igreja católica. Casam-se também divorciados e o rito é personalizado de acordo com a história do casal.

Católica

A cerimônia segue o mesmo padrão do rito católico, praticado em diversas igrejas do mundo. Porém, alguns padres  que não pertencem à Igreja Católica Romana realizam cerimônias que não possuem qualquer vínculo com a mesma. O rito se assemelha ao católico pela sua composição e estrutura, porém possui algumas peculiaridades inerentes à realidade dos noivos. Casam-se também divorciados e o rito é personalizado de acordo com a história do casal.

Casamento Social

A cerimônia do casamento social é realizada quando o casal deseja apenas que o celebrante atue como orador e não como sacerdote. O celebrante utiliza uma linguagem mais social do casamento, não evidenciando a religião e sim o amor e a união entre o casal. Casam-se também divorciados e o rito é personalizado de acordo com a história do casal.

Casamento Poético

O celebrante dirige a cerimônia de forma leve e poética, evidenciando a emoção e a naturalidade do evento. Tudo ocorre como um grande momento de amor e as palavras são direcionadas como poesia. A cerimônia assemelha-se a um grande sarau, no qual os noivos são a inspiração da poesia trabalhada e os convidados são inseridos na cerimônia como parte fundamental da mesma. Casam-se também divorciados e o rito é personalizado de acordo com a história do casal.

Alguns casais que possuem religiões diferentes ou simplesmente não possuem nenhuma religião específica sempre estão a procura de uma forma de abençoar o casamento.

1- Cerimônia das Areias
A mistura das cores simboliza a união de duas vidas em uma.
Essa mistura de areias simboliza a união não só do casal, mas dos seus amigos e familiares também. Pois uma vez que as areias são misturadas não podem ser colocadas de volta em seus vasos separados, estando para sempre entrelaçados e assim deve ser o casamento uma união para sempre.

A areia branca é a base, ou seja simboliza Deus, essa areia deve ser a primeira a ser colocada no vaso principal. Ela pode ser colocada pelos pais, cada um derrama um pouco ou pelos filhos do casal, caso este já possuam filhos. Depois é a vez do casal cada um pega um pote com uma areia de cores diferentes e juntos vão despejando no vaso maior. Enquanto isso o celebrante diz algumas palavras ou recita um poema.

Ao final a areia branca estará na base e as areias coloridas estão misturadas, formando um lindo desenho. O casal pode guardar o pote em casa, simbolizando a união do casal.
2- Cerimônia da árvore
Super ecológica, ideal para quem adora natureza. E planeja fazer um casamento sustentável.
Assim como no casamento, é necessário muito amor para que a árvore cresça forte e que tenha um solo firme para que isso aconteça.
Para os próximos anos, a árvore do casamento permanece como um símbolo de força, compartilhada com filhos e netos. Como lembrancinha você pode dar para os convidados mudas de árvore para que eles plantem como uma homenagem ao seu casamento. Uma lembrancinha útil, moderna e muito criativa.
3- Cerimônia das velas
Você vai precisar de 3 velas, que podem ser diferentes ou iguais. Uma vela representa a família da noiva, a outra do noivo e a outra vela a nova família que se forma.
Escolha duas pessoas: uma da família da noiva e uma do noivo, normalmente, as mães são as escolhidas para ascenderem as velas que representam suas famílias.
Em seguida, o casal usa essas velas laterais para acender a vela do centro juntos. Simbolizando a união das famílias.
– Casamento em sítios e buffets: Celebrar o seu matrimônio em contato com a natureza, ou fora de templos religiosos ou ainda no mesmo local da recepção é um direito seu.
– Casamento de divorciados: Acolhemos os divorciados com uma belíssima cerimônia.

– Batismo: Para adultos e crianças, independente do estado civil dos pais, realiza o Batismo de forma independente e personalizada, atendendo em residências, sítios, salões de festa, etc. Não exigi curso para pais e padrinhos e oferece Certificado de Batismo.
– Renovação de Votos ou Bodas: O amor precisa ser celebrado pois se renova a cada dia.

– Debutantes: É uma cerimônia especial para atender moças que completam tão bela idade, marcando de forma positiva sua entrada na vida social.

– Eventos Sociais e Empresariais: Cerimônias de bênçãos diversas, inauguração de espaços ou momentos pessoais, preparadas de uma forma especial e exclusiva para cada acontecimento, tornando o evento marcante e significativo.

– Cerimônia de Noivado: Assumir um compromisso significa lançar-se no mistério que é a pessoa amada. Muitas pessoas desejam assumir o noivado e se preparam para esse momento durante meses ou até mesmo anos. Realizamos a cerimônia de noivado, na qual pedimos que Deus abençoe a união do casal para que juntos trilhem o caminho da eternidade do amor. Há um rito próprio para essa cerimônia e o celebrante auxilia o noivo ou a noiva no pedido de casamento, através de dinâmicas, oração e celebração.

 

By: Fernanda Soutto Mayor é proprietária da Help Consultoria de Eventos.