Dicas

Como Organizar um Coffee Break

O coffee break é uma ótima ideia em encontros empresarias. Seja em intervalos de palestras, antes de indicar alguns cursos ou mesmo para confraternizar ou parabenizar a equipe pelas metas alcançadas!
Quer saber como organizar um coffe break então?  Aí vão algumas dicas:
O primeiro passo é entender o perfil do público ao qual será servido o coffee break. Se você está recebendo convidados de uma determinada região, por exemplo, pode ser uma boa ideia apostar em um coffee break temático, com sabores típicos dessa região.
Além disso, é necessário definir um tempo para a pausa. Em geral, os coffee breaks não duram mais do que 15 ou 20 minutos, sob risco de desvirtuar o assunto da reunião, da apresentação ou do curso. Com base na duração, você consegue estipular as quantidades necessárias para comida e bebida.
Finalmente, você precisa avaliar a estrutura do espaço onde o coffee break será servido. O ideal é que seja em uma sala anexa ao local onde está acontecendo o encontro, para que não haja confusão e o foco seja mantido.
Tente dividir o espaço de forma que as os utensílios (pratos, talheres, guardanapos, copos, xícaras) fiquem em uma mesa separada da principal, e coloque as bebidas em uma das extremidades. Limpeza e organização são fundamentais.
Saiba a quantidade exata de pessoas para calcular os comes e bebes.
Escolha o local ideal para montagem do lanche e tenha certeza que ele não será apertado demais, dificultando que as pessoas alcancem a mesa e nem grande demais, de forma que as pessoas se espalhem muito e não aproveitem o intervalo para fazer ‘networking’.
Reserve duas mesas, onde: em uma mesa estarão dispostas as bebidas e em outra, as comidas.
Na mesa das comidas, lembre-se de disponibilizar ao alcance dos convidados guardanapos e na mesa das bebidas, ofereça sempre duas opções de bebidas quentes como café e chá e dois tipos de suco, acompanhados de copos de vidro, xícaras de porcelana, adoçantes, açúcar, mexedores e outros complementos necessários.
Sirva em uma mesa grande, coberta por uma toalha bem bonita e limpa.
Opte sempre por porções individuais e Petit gourmet, uma vez que como não há cadeiras neste tipo de intervalo, os convidados deverão comer em pé e o cardápio escolhido deve estar de acordo com a ocasião!
O que servir em um coffee break pela manhã
Pela manhã, a melhor pedida é apostar em alimentos que forneçam energia para aguentar o dia e ajudem os convidados a manter o nível de atenção. O item indispensável para isso você já conhece: café.
Além de água, chá, café e leite, não podem faltar, em um coffee break pela manhã:
•    Mini sanduíches (com queijo prato e presunto)
•    Petit fours (salgados e doces)
•    Biscoitos e cereais
•    Frutas da época
O que servir em um coffee break à tarde
O coffee break no período da tarde pode ser mais reforçado. Além dos itens descritos para a pausa durante a manhã, procure adicionar:
•    Cesta de pães frios
•    Bolos diversos: fubá, chocolate e frappé
•    Mini pães doces de chocolate e creme
Trocar o chá e o leite por um suco natural também pode ser uma boa pedida, dependendo, como sempre, dos convidados.
O que servir num coffee break à noite
Para um coffee break à noite, a dica é organizar um serviço semelhante ao coquetel. Invista principalmente em frutas e salgados. Prefira alimentos mais leves, que facilitem a digestão, e tire da mesa itens como cereais, leite e chá, que não são habituais para o horário.
Dependendo do perfil dos seus convidados, vale a pena apostar em opções mais ousadas, como bebidas alcoólicas. Um vinho de qualidade, espumante ou cerveja artesanal podem dar um toque diferente ao encontro.

Dicas para calcular a quantidade para o coffee break:
Em linhas gerais, você não vai errar se calcular as quantidades da seguinte maneira:
•    Salgados: cinco porções por pessoa
•    Doces: três porções por pessoa
•    Frutas: uma porção por pessoa
•    Bebidas: 300 ml por pessoa.
É claro que, essas quantidades podem sofrer pequenas variações dependendo do período do dia e do tempo de duração do coffee break.