Dicas

Cerveja estupidamente gelada todo o tempo? Saiba como!

 

Se na Alemanha é normal consumir cerveja praticamente quente, sabemos que este hábito não se aplica nem um pouco aos brasileiros. Aqui, a “breja” – um entre os vários nomes regionais usados no Brasil para se referir à bebida – é gelada. Imagine, em dias de calor, tropicais e ensolarados, servir aos amigos uma cervejinha quente, enquanto o churrasco assa na brasa? Não dá! Mas imprevistos acontecem e a cerveja pode não estar gelada. O que fazer nesses casos?

Em três minutos
Se você tem urgência para gelar a cerveja da festa, arrume um recipiente, espalhe sal nas latas de cerveja e deixe-as no gelo. Banhe também as latinhas com álcool. Em três minutos, elas estarão prontas, já que o sal reduz a temperatura do gelo e o impede de derreter mais rápido, enquanto o álcool retira o calor das latas. Segundo os cientistas, essa experiência é chamada de “mistura frigorífica”.

Camadas de gelo e sal
Outra alternativa é intercalar a cerveja quente no isopor entre sal e gelo, como se fosse montar uma lasanha, mas com latas. Por exemplo, coloque primeiro uma camada de latinhas, depois, o gelo, então, o sal, o gelo, o sal…

Banho de gelo
Mergulhe as latas em um recipiente com água e gelo. Mas preste atenção! Desta forma, é impossível deixar a bebida mais gelada que zero graus Celsius. O processo deve ser repetido em latinha por latinha.

Opte pelas latas
As latas de alumínio têm capacidade de gelar com maior rapidez em relação às garrafas de vidro, já que o alumínio é melhor condutor térmico. Apesar do resultado, cuidado! As latinhas de alumínio também esquentam logo.

Congele o copo
Uma das técnicas mais fáceis, até para fazer em casa, é deixar alguns copos no freezer, antes de beber a cerveja. Ao beber, você terá a sensação de que a bebida está mais gelada que o usual. Fica bem mais refrescante.

Use canecas com asa
Outra dica para evitar que a cerveja esquente é utilizar uma caneca com asa de apoio. O contato entre a mão e o copo pode ajudar a esquentar a bebida. Com a haste, a sua cervejinha ficará gelada por mais tempo.

Suporte de isopor para latas
Este já deve ser seu conhecido. Mas, se ainda não tem um, ainda dá tempo de aproveitar o calor com uma cervejinha gelada. O suporte de isopor para latinhas é ideal para quem vai beber cerveja em ambiente externo com altas temperaturas, como praias. É indispensável no carnaval, ainda mais se o local escolhido para a folia for Salvador.

Bolsa térmica
Ideal para a praia, a bolsa térmica é flexível e simples de usar. Dependendo do material de que é feita, a bolsa mantém a cerveja resfriada por até quatro horas. Depois de usá-la, limpe, dobre e guarde.

Coolers
Se você não quer arriscar o sucesso do seu churrasco, uma ótima dica é adquirir um cooler. Fabricados com isopor ou poliuretano expandido e revestidos por lâminas de plástico, esse recipiente pode segurar a temperatura da cerveja por até seis horas. Além disso, há coolers que já valem a pena pelo visual moderno.

Que isso jovem